O que é empréstimo consignado para negativados

Pessoas que estão negativadas, ou seja, possuem restrição no nome devido a não pagamento de dívidas, ou outras contas que façam com que você tenha seu nome no Serasa ou SPC, por exemplo. 

Mas mesmo com o nome negativado pode ser necessário pedir um empréstimo para conseguir  arcar com suas dívidas. Nesse momento a opção mais fácil é pedir um empréstimo consignado para negativados, que tem uma aprovação mais fácil do que outros tipos de empréstimos. 

Você sabe o que é o empréstimo consignado? Pois nesse artigo nós vamos te contar tudo sobre ele e como funciona. 

 

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma forma de pegar dinheiro emprestado no banco, mas que o pagamento das parcelas é feito de maneira automática descontado no seu salário ou na sua aposentadoria, se for caso. 

Dessa maneira existe um tipo de segurança no pagamento, pois você apenas autoriza que seja descontado, assim o banco sabe, que mesmo com o nome negativado, você pode arcar com aquele empréstimo. 

Ainda que seja mais fácil de ser obtido, não é todo mundo que consegue ter um empréstimo consignado aprovado, já que é necessário atender a alguns requisitos. 

 

O que é preciso para conseguir o empréstimo consignado?

Como falamos acima, o empréstimo consignado para negativados é destinado a pessoas que têm o nome sujo e por isso ele não faz consulta no SPC ou Serasa. Entretanto, para que se consiga receber esse crédito você precisa ser pensionista do INSS, aposentado ou ser um servidor público. Isso é necessário pois existe a garantia de que não vai perder seus benefícios e pode pagar as parcelas do empréstimo todos os meses, uma vez que é feita automaticamente. 

Fazer o empréstimo em si, não tem muito segredo, você só precisa ter em mãos:

  • CPF
  • Documento de identidade
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda

Como pedir?

Para fazer a solicitação do empréstimo consignado para negativados existem duas maneiras, presencialmente no banco ou pela internet. 

A maioria dos bancos atualmente já oferecem a opção de pedir o empréstimo consignado apenas pela internet, assim como muitas financeiras especializadas nessa modalidade. 

Pode ser que dependendo do banco, você tenha que levar pessoalmente alguns documentos, mas isso apenas depois de ser aprovado. 

O ideal é tentar um empréstimo consignado para negativados diretamente no banco onde você recebe o seu salário, pois isso facilita a aprovação, já que o banco tem os dados de movimentação da sua conta. 

Para solicitar encontre um banco ou uma financeira que tenha os juros e taxas de acordo com o que você deseja. Fique atento não apenas ao valor da mensalidade, mas também ao valor total que é o empréstimo pego + juros. Em alguns casos o valor pode ser muito alto e não compensa. 

Depois de escolher onde vai pedir o empréstimo consignado então clique em solicitar e preencha o cadastro. Esse cadastro deve ser bem detalhado, coloque um telefone de contato e email corretos, pois a resposta pode chegar nele. Além disso, preencha seu endereço, renda, informações de trabalho ou sobre o benefício. 

Pronto, agora é só esperar a resposta, que pode ser entre 1 a 3 dias úteis. Em caso de aprovação o dinheiro é liberado na sua conta automaticamente. 

 

Vale a pena pedir empréstimo consignado?

O empréstimo consignado para negativados vale a pena para aquelas pessoas que precisam de um dinheiro emergencialmente e não tem outra maneira de conseguir. Os juros dependem do banco que você escolher, a dica principal é sempre negociar com o banco a menor taxa de juros possível. Uma vez que o valor das parcelas do empréstimo não pode comprometer a sua renda mensal. 

Mas de modo geral ele pode ser a melhor opção, pois por ser consignado os riscos de você ficar inadimplente por causa dele são menores, já que o desconto é feito antes mesmo de você receber o seu salário. 

 

Cuidados com esse tipo de crédito

Lembre-se que ao pegar um empréstimo consignado para negativados você estará fazendo um compromisso com uma parte da sua renda mensal. Esse valor é descontado automaticamente antes mesmo que você retire seu salário ou benefício. 

Sendo assim, você precisa analisar se essas parcelas realmente estão dentro do seu orçamento, levando em consideração todas as suas outras contas. 

Assim, tenha um bom planejamento financeiro para que a sua vida financeira não seja prejudicada por causa dessa dívida. 

 

Como saber se estou com nome negativado?

Você não tem certeza se o seu nome está negativado? Fique tranquilo, pois é muito fácil fazer a consulta. 

Entre no site do serasaconsumidor.com.br faça um cadastro com o seu CPF  e pronto. Nesse site você consegue ver algumas das dívidas que estão negativando o seu nome. Além disso, é possível saber qual é o seu score, o cálculo que ajuda você a conseguir um empréstimo e até cartões de créditos. 

Quanto maior o score, mais chances de boas ofertas de crédito. Porém, quem tem o nome negativado, geralmente tem um score mais baixo, por isso, fique atento a isso. 

 

Agora que você já sabe o que é e como funciona o empréstimo consignado para negativados, avalie as opções dos bancos e as taxas de juros antes de solicitar o seu. Todo o procedimento é bem rápido, mas é preciso saber se realmente vale a pena pegar esse tipo de empréstimo e comprometer a sua renda mensal.

%d blogueiros gostam disto: