Como Aumentar o Score

Você já tentou pedir um cartão de crédito ou limite de crédito e foi negado porque o Score estava baixo? Isso é mais comum do que se imagina e até pouco tempo atrás as pessoas não tinha acesso a esse cálculo e muito menos sabiam o que poderia ser feito para aumentar ele. 

Hoje em dia está mais fácil, pois qualquer pessoa tem acesso ao seu Score diretamente no site da Serasa Consumidor. Com isso é possível entender o seu nível, quais as possibilidades de que você seja um bom pagador entre outras informações financeiras. 

E se você quer saber como isso pode te ajudar a aumentar o seu score continue lendo que vamos dar dicas para deixar sua pontuação lá nas alturas!

 

O que é Score

O score é uma pontuação financeira utilizada a mais de 100 anos e que leva em consideração informações claras e objetivos para chegar ao nível de cada pessoa. 

Essas informações são reunidas de acordo com todo o seu histórico financeiro de compras a prazo, tanto no cartão de crédito, boleto, crediário, etc. 

Para consultar basta que você acesse o www.serasaconsumidor.com.br. Se você ainda não ter cadastro é fácil de fazer:

  • Insira o CPF
  • Nome Completo
  • Data de Nascimento
  • Email
  • Crie uma senha

Pronto, já pode consultar o seu score. E se você tiver alguma pendência no seu CPF pode até mesmo negociar pelo próprio site!

 

Maneiras de aumentar o Score

Existem diversas maneiras de aumentar o Score, mas todas estão relacionadas a sua mudança de hábitos financeiros. Confira quais são as dicas e já comece a colocar em prática!

 

1- Limpe seu nome e pague suas dívidas

Se você possui pendências, dívidas no banco, no cartão de crédito ou em outros locais, então o primeiro passo é limpar seu nome. Caso tenha um valor guardado pode aproveitar para oferecer um acordo e conseguir se livrar dos juros e multas. 

Ou se não tiver dinheiro no momento, mas quiser se livrar da dívida, então você pode negociar a dívida em parcelas, e pagar aos poucos. 

Mas fique atento, pois se atrasar as parcelas então pode ter o nome negativado do mesmo jeito. 

 

2- Atualize seus dados

Deixe os dados atualizados no Serasa, assim é mais fácil de monitorar o seu consumo e uso do crédito. Com isso, quanto melhor você for pagando contas e fazendo compras então mais chances você tem aumentar o seu score. 

Atualize sua idade, endereço, telefone, e outros dados pessoais. Essa atualização pode ser feita tanto online, quanto pessoalmente em uma das lojas do Seresa. 

 

3- Pague as contas dia

Pagar as contas dia, não deixar os boletos atrasarem e principalmente não deixar que o seu nome seja negativado. Essas são coisas básicas, mas que contam muito na hora de melhorar o Score. 

Uma dica é incluir as contas no débito automático pode ser a solução para que você não se esqueça de pagar as contas em dia. Pois pode acontecer de mesmo com o dinheiro destinado para as contas, acabar se esquecendo de pagar no dia e pagar atrasado e pior ainda com multa. 

 

Mitos sobre o Score

Existem alguns mitos sobre o Score que são importantes saber, pois assim você consegue entender como o score aumenta e o que você precisa fazer. 

O primeiro é relacionado com o CPF na nota fiscal. Em algumas cidades colocar o CPF é algum comum e pode gerar alguns benefícios. Mas aumentar o score não é um dos benefícios. Na verdade não tem nenhuma influência em aumentar ou não. 

Outra coisa é em relação ao aumento imediato do score, mesmo depois de quitar as suas dívidas pode levar algum tempo até que o sistema atualize e a dívida saia do seu CPF. Além disso, limpar o nome não garante que o Score vai aumentar rapidamente. É algo que facilita, mas não garante. Por isso, não adianta pagar as contas hoje e esperar que no próximo mês já tenha um score alto. 

 

Ter renda alta aumenta o score?

Uma outra coisa que gera dúvidas é se a renda tem influência em um score alto. Afinal, entende-se que quanto maior a renda, maior será a pontuação. Pois não é bem assim, na verdade você pode ter um salário bem alto em comparação a um amigo e ter Score menor que o dele. 

Isso acontece devido a vários motivos, que podem ser a idade, se usa o crédito ou não, se já teve empréstimos e financiamentos e pagou em dia, entre outros. 

Muitas vezes pessoas mas novas podem ter um score mais alto, isso é porque o tempo de vida financeira ativa delas é menor também, com isso o cálculo é feito com menos informações do que uma pessoa mais tempo usando crédito, crediário e fazendo empréstimos. 

 

Conclusão

Aumentar o Score não é alto rápido, mas também não é difícil tudo depende dos seus hábitos financeiros e de como você faz um planejamento financeiro. Tudo é questão de de se planejar e conseguir ir melhorando a sua saúde financeira!