A Black Friday está chegando, o que faz com que muitas pessoas fiquem ansiosas para realizar suas compras com ótimos descontos. No entanto, nem sempre todas as ofertas deste dia são tão generosas quanto parecem, por isso é fundamental que você siga algumas dicas para fazer boas compras.

 

Hoje nesse artigo eu vou falar um pouco sobre o que é a Black Friday e sobre algumas dicas incríveis que vão te ajudar a conseguir fazer ótimas compras neste dia e a evitar fraudes. Continue conosco e confira! 


O que é a Black Friday? 

 

A Black Friday, popularmente conhecida como sexta-feira negra, é um dia muito esperado pelos consumidores. Neste dia, os varejistas se unem e dão ótimos descontos aos seus clientes em milhares de produtos e serviços. Por isso muitas pessoas deixam para comprar alguns itens especificamente neste dia. 

 

É comum existirem descontos muito generosos tanto nas lojas físicas como nas lojas virtuais, por isso você não precisa nem sair de casa para aproveitar os descontos.

 

 A Black Friday teve início nos Estados Unidos, ocorrendo após o feriado de ação de graças. No Brasil, a sexta-feira negra ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, por isso este ano será no dia 29. 

 

Se você deseja fazer boas compras, pagando pouco, salve essa data em seu calendário! 


7 dicas para fazer boas compras na Black Friday

 

Se você está pensando em fazer compras na Black Friday, saiba que é importante tomar cuidado para não cair em golpes, e acabar comprando o produto que deseja pela metade do dobro. 

 

A seguir eu separei 7 dicas infalíveis que vão te ajudar a fazer ótimas compras. Confira! 

 

 





Pesquise os preços com antecedência 

 

Se você já sabe o que deseja, o ideal é começar a pesquisar os preços dos produtos com muita antecedência. Ao fazer pesquisas antes desse dia, você vai conseguir ver qual é o valor cobrado pelo produto, assim vai saber se ele realmente está com desconto na Black Friday.

 

O ideal é fazer pesquisas pelo menos um mês antes da sexta-feira negra. Além disso, anote todos os dados para que você não se esqueça. Caso o produto aumente de preço durante esse dia de descontos, não vale a pena adquiri-lo. 


Fique de olho na data de entrega dos produtos

 

Mais uma dica fundamental para você que deseja aproveitar os descontos da Black Friday é ficar de olho na data de entrega dos produtos. Muitas vezes o prazo do frete pode ser muito grande, e por isso não vale a pena efetuar a compra.

 

É claro que o prazo do frete pode ser um pouco maior do que um dia normal, pois o volume de vendas é maior neste dia. No entanto, se o prazo for muito maior, o ideal é evitar comprar o produto, mesmo que o preço esteja bom. 


Cuidado com o valor do frete

 

Não é só o prazo da entrega do seu produto que pode alterar nesse dia, o valor do frete também pode aumentar muito, por isso você deve ficar atento.

 

 Alguns sites utilizam a estratégia de diminuir o valor do produto e aumentar o valor do frete, o cliente acaba ficando empolgado com o preço e efetua a compra, sem olhar quanto realmente vai estar pagando no final. 

 

Para que isso não ocorra com você, fique sempre atento ao preço final do produto, não apenas ao valor que ele foi anunciado. Se o frete estiver muito mais alto do que o normal, talvez não vale a pena fazer a compra. 


Verifique se o site é seguro

 

Para fazer boas compras na Black Friday é fundamental que você verifique se o site é seguro, pois do contrário, pode acabar perdendo seu dinheiro. 

 

O ideal é que antes desse dia, você faça uma pesquisa com todos os sites que são confiáveis para efetuar suas compras, assim já vai diretamente a eles, quando for fazer suas buscas. Além disso, uma boa opção é você verificar se no site existe o selo “Black Friday Legal”, pois ele garante que a loja existe e possui descontos reais. 

 

O Procon disponibiliza uma lista com sites que não são recomendados pelos consumidores, por isso, você deve ter acesso a essa lista para saber onde não deve efetuar suas compras. 


Cuidado com ofertas generosas demais

 

É muito importante que você tome cuidado com as ofertas que são generosas demais, pois elas podem ser um golpe. Quando você encontrar um produto de 1000,00 por 499,00, é bom desconfiar, pois embora os descontos sejam bons neste dia, eles não são tão generosos assim. 

 

Fique sempre com um pé atrás ao ver ofertas que parecem ser inacreditáveis, assim você diminui as chances de cair em um golpe. 


Faça um comparativo de preços

 




Mais uma das dicas para fazer boas compras na Black Friday é você fazer um comparativo de preços. Assim você não vai correr o risco de efetuar sua compra no impulso, e depois achar o mesmo produto ou serviço mais barato, o ideal é que você pesquise em vários sites e lojas antes de efetuar sua compra.

 

Se você estiver com tempo, o ideal é fazer uma busca em sites e em lojas físicas, assim vai conseguir saber melhor como estão os preços e onde está mais em conta. 


Faça uma lista do que precisa comprar

 

Nossa última dica para você fazer boas compras é fazer uma lista com o que precisa comprar. Com a lista em mãos, você vai evitar comprar coisas que não precisa apenas porque estão baratas, assim vai economizar em suas compras.


Vale a pena comprar na Black Friday?

 

Agora que você já conhece nossas 6 dicas para fazer compras na Black Friday, saiba que vale muito a pena esperar por esse dia. Como a sexta-feira negra é conhecida como o dia internacional dos descontos, muitos varejistas disponibilizam preços muito atraentes aos clientes. 

 

Além disso, se você seguir as dicas acima, suas chances de cair em golpes serão muito menores, assim você vai garantir o produto que deseja, a um preço muito mais em conta. 

 

Faça uma boa pesquisa antes e durante a Black Friday, e se os preços realmente estiverem menores, e em lojas confiáveis, faça sua compra sem medo.